/ Surfboards

pranchas de surf

As Pranchas de Surf Lonelines são fabricadas com materiais de primeira qualidade e sob técnicas aprimoradas durante anos através de muito estudo e experiência adquirida em mais de 15.000 pranchas produzidas pelo nosso shaper Emerson Santiago e sua Equipe.

Nossa produção hoje, é quase 100% em Epoxi. Usamos uma longarina impermeável que é tão resistente e leve quanto as de madeira, facilitando o reparo em caso de algum quebrado, pois toda água que entrar na prancha, sai (diferente das longarinas de madeira que absorvem água) mantendo o peso de sua prancha praticamente sempre o mesmo.

Se você está iniciando neste esporte, veja abaixo os tipos de pranchas que existem e o que pode variar em cada uma delas, além de recomendações para curtir seu surf ao máximo.

Lonelines - Surfboards

shortboard

Shortboard

São as preferidas dos surfistas top e de amadores que gostam de velocidade e muitas manobras. Mais usadas para ondas pequenas. Podem variar bastante em tamanho desde as 5 pés até as maiores que 12 pés. Sua característica principal é ser sempre bicuda. Esse tipo de prancha pode ter inúmeros tipos de fundo, bordas, outline e rabetas, e essas variantes podem mudar totalmente suas características.

gun

Gun

Modelo hawaiano feito para ondas grandes e muita pressão. Possui um tamanho idêntico ao Longboard, porém mais estreito com uma menor área de contato com a água. Tem bastante mobilidade e é bastante manobrável.

semi gun

Semi Gun

Com as mesmas características do Gun, mas com um tamanho menor. Indicado para surfistas mais experientes.

longboard

Longboard

São pranchas grandes, a partir de 9 pés. Até a década de 70 eram as mais usadas. Atualmente são as preferidas dos surfistas das antigas e de alguns iniciantes. Tem como característica principal o bico arredondado.

funboard

Funboard

Derivam do longboard, mas são menores, em torno de 7 pés. É relativamente nova, desenvolvida para ser mais manobrável que um longboard e ter mais flutuação e remada que uma shortboard. É a prancha preferida dos iniciantes e muito eficiente para surfistas acima do peso, ou para quem procura diversão. Essa prancha pode ser dividida em dois grupos: Classic fun e Evolution e também pode apresentar vários tipos de rabetas, outlines e fundos.

Rabetas

O outline (linha de fora) das rabetas modifica o desempenho e a performance da prancha. Dependendo da rabeta, a prancha pode ficar mais veloz, com maior pressão, ou ainda, com uma maior estabilidade.

Rabetas

Fundos

Flat
Flat

Flat significa reto ou plano. É um fundo básico utilizado na prancha toda até as quilhas. É usado em pranchas pequenas (até 6’6’’), e neste tipo de fundo consegue-se unir velocidade e projeção por estar em maior contato com a água.

V Bottom
V Bottom

Este fundo tem a forma de um V, atualmente muito usado em pranchas grandes (Guns) acima de 6’8’’. É utilizado sem exagero próximo às quilhas, o que ajuda bastane para que a prancha tenha uma troca de borda muito boa.

Double Concave
double concave

Muito utilizado por vários shapers de todo o mundo, com um côncavo de cada lado da longarina (por isso o nome double concave) que termina próximo da quilha traseira.

Triple concave
triple concave

Parecido com o doub;e concave, só que é colocado um concave de entrada de água próximo do bico até à saída de água, acoplado aos dois côncavos próximos das quilhas.

full concave
full concave

Full significa um único côncavo que começa próximo do bico e vai até a rabeta, fazendo com que a água tenha um fluxo mais rápido do bico para a rabeta, e aumentando a pressão e a velocidade da prancha.

Bordas

box ou redonda
borda box ou redonda

É a maos suave das bordas. Torna a prancha mais macia, ótima em ondas fracas e sem pressão, facilitando as manobras, mantendo-se próxima a espuma e mais macia sem perder a pressão, fazendo com que a sua prancha tenha uma melhor retomada.

semi-box
borda semi-box

Semi-box é a borda mais usada hoje em dia no Brasil. Trabalha junto ao dome deck, facilitando a troca de borda, tornando a prancha mais macia sem perder a pressão, fazendo com que sua prancha tenha uma melhor retomada.

faca
borda faca

Faca é a borda que tende mais a enterrar na água, exerce bastante pressãp, mas não ajuda na fluidez das manobras. É utilizada em condições que exijam velocidade das manobras, projeção e direção.

Posição das quilhas

posição na prancha
Quilhas - posição na prancha

Quando o conjunto de quilhas é colocado mais atrasado (+próximo da rabeta) deixa a prancha com mais velocidade, porém menos manobrável.

Distância entre as quilhas
distância entre as quilhas

Quanto maior a distância entre a quilha traseira em relação as dianteiras, maior será a velocidade da prancha. Em compensação perde-se um pouco a maleabilidade, tendo que impor mais força para manobrar.

Cuidados com sua prancha

Para que sua prancha de surf tenha uma vida útil longa, você deve tomar alguns cuidados básicos. A seguir, daremos algumas dicas para que sua prancha esteja sempre em ótimas condições de surf e também para que ela tenha uma boa cotação num futuro negócio. Sua prancha usada pode servir como entrada na compra de uma prancha nova.

1. Depois de cada sessão, lave bem sua prancha com água doce e faça uma revisão a procura de avarias e caso seja necessário algum conserto, faça o mais rápido possível.

2. Não deixe sua prancha dentro do carro em dia de muito sol ou muito quente pois o bloco pode regredir e ficar deformado, não deixe sua prancha exposta ao sol, muito sol pode amarelar a prancha e ou regredir o bloco.

3. Use uma capa para proteger sua prancha do sol e de pequenos acidentes, quando for retirar as quilhas móveis, faça com cuidado, sem forçar o mecanismo de ajuste da mesma, limpe sua prancha apenas com água e sabão. Nunca limpe sua prancha com álcool ou qualquer outro produto abrasivo, quando a prancha quebrar, lave imediatamente com bastante água doce e depois deixe secar bem, até que toda a água evapore. Procure uma oficina de consertos o mais breve possível.

4. Troque sua parafina periodicamente ou quando estiver muito suja, se houver algum quebrado será mais fácil de ser visto.

5. Cuidado com crianças pequenas, algumas pranchas tem pontas e as quilhas que podem machucar ou cortar.

Consertos: caso sua prancha precise de reparos ligue para nós e faça uma pré-avaliação. Fone (48) 9963-4459

Pinturas

A Lonelines cria pinturas sobre encomenda pra deixar seu board com a sua cara.
São mais de 100 tipos diferentes de ilustrações exclusivas.

Escolha a sua

Visite nossa loja online e confira nossas
ofertas pra você sair de prancha nova.

Entrar